Você pode SUPORTAR, por que você ainda é VOCÊ

Oi Meu amigo,

Hoje é 15/04/2020 e a saudade é grande. Espero que estejam todos bem e com um pensamento positivo.

Sei que parece loucura tudo isso, coisa de filme de ficção ou parte de algum livro classificado na seção de utópicos. Sei que existem várias linhas de pensamento sobre o assunto e o porquê do acontecimento. E hoje, não quero entrar nesse diálogo com você. Quero mesmo é te dizer no que acredito.

Acredito que:

Você pode SUPORTAR, por que você ainda é VOCÊ

Se você conhece alguém meu amigo que agora tem ou não um emprego, um pequeno negócio ou até mesmo uma empresa e, que está de algum jeito tentando fazer o máximo que pode, dentro das suas possibilidades, da sua maneira, de como percebe a sua própria realidade nesse ambiente inesperado, desafiador e hostil, quero te dizer mais uma coisa meu amigo... A pancada da vida ainda pode vir de alguns lados e serão fortes.

Por que:

Você não receberá o reconhecimento que merece. Será sabotado. Talvez sofrerá um fracasso inesperado. Suas expectativas não serão atendidas. Você perderá. Você falhará.

Como, então, prosseguir meu amigo? Como se orgulhar de si mesmo e de seu trabalho?

Um antigo conselho de um técnico chamado John Wooden para seus jogadores diz tudo: MUDE a definição de sucesso.

“O sucesso é a paz de espírito, que é um resultado direto da satisfação consigo mesmo por saber que você se ESFORÇOU para dar o SEU melhor em se tornar o MELHOR que é capaz de ser.”

“AMBIÇÃO”, lembrava Marco Aurélio a si mesmo, “significa associar seu bem-estar ao que outras pessoas dizem ou fazem... SANIDADE significa associá-lo a suas próprias ações.”

Faça seu trabalho meu amigo. E o faça bem. Então, “relaxe e deixe Deus agir”. Isso é tudo que é preciso.

Reconhecimento e recompensas são bônus. A rejeição é problema de quem rejeita, não nosso.

Conta a história (e ela é sabia, porque os ciclos se repetem) que o grande livro de John Kennedy Toole, Uma Confraria de Tolos, foi rejeitado por todos os editores. Isso o deixou tão arrasado que ele cometeria suicídio dentro do carro em uma estrada deserta de Biloxi, Mississipi. Após sua morte, a mãe de Toole descobriu o livro e batalhou até que fosse publicado. E, quando isso aconteceu, a obra ganhou o prêmio Pulitzer.Pense nisso por um segundo meu amigo.

O que mudou nessas submissões para análise? NADA.

O livro era o mesmo. Era igualmente bom enquanto manuscrito nas mãos de Toole e ele tentava convencer os editores a publicá-lo, e depois, quando foi enfim publicado, vendeu cópias e foi premiado.

Se ele pudesse ter enxergado isso, teria sido poupado de muito sofrimento. Toole não foi capaz, mas a partir de seu doloroso exemplo nós ao menos podemos ver quão arbitrários são tantos períodos da NOSSA vida.

É por isso que não podemos deixar coisas externas determinarem se algo vale ou não a pena. Cabe a nós decidir.

Afinal de contas, o mundo é indiferente ao que nós, humanos, “queremos”. Se persistirmos em querer, em precisar, estaremos apenas nos condenando ao ressentimento, ou a algo ainda pior.

Meu amigo, reúna todos os fatos, após pondere todos eles, então, tome uma decisão. Depois disso tudo, aja com convicção.

Faça uma coisa de cada vez. Segue uma dica de Dale Carnegie a Si próprio:

• O que de pior pode acontecer?

• Prepare-se para aceitar o pior.

• Tente melhorar a situação partindo do pior.

Meu velho amigo, essa é uma pequena forma de não manter as preocupações na cabeça e fazer algo positivo com um pensamento negativo.

Ah! Outra coisa importante em tempos difíceis é afiar o seu machado. Agora é a hora meu amigo de lembrar das coisas que eu te dizia sobre tuas habilidades, no que eu achava e outras pessoas também achavam que tu fazias muito bem.Procure coisas na internet, pesquise, pesquise, pesquise MAIS... Não pare, faça treinamentos, pratique, pratique, pratique. Dizem que os espartanos treinavam em épocas de paz, para sempre estarem preparados para agir. Lute, se prepare e siga em frente meu amigo.

Um forte abraço onde você estiver, viva, viva muito cada presente que o dia lhe oferecer e não pare até terminar.

Fazer nosso trabalho é o que basta.

Em momentos de crise queremos muito que você encontre SEU melhor caminho. Se você estiver passando por alguma coisa e não vê alguma resposta, talvez com uma conversa ela pode aparecer.

Vamos conversar?

Adaptado do livro: O Ego é seu pior inimigo).

image001