Autoconhecimento

Autoconhecimento é uma viagem para dentro. Uma viagem de você para você mesmo. Fazer essa viagem para dentro de nós mesmos é um tanto doloroso. Thales de Mileto, filósofo, matemático e sábio grego (450 a.C.) dizia que a coisa mais fácil do mundo é dar conselhos e a coisa mais difícil é o Autoconhecimento.

Por que devemos nos conhecer? O que perdemos se não nos conhecermos? São indagações que talvez você não faça, mas é imperioso que você se questione sobre isso, antes que você morra.

A forma como fomos educados na primeira infância, quando formamos em torno de 80% da nossa personalidade, foi muito castradora da nossa liberdade. Normalmente nossos pais diziam como devíamos fazer, como nos comportar, como devíamos falar. Havia um controle onde não nos era permitido agir, fazer e dizer o que queríamos. Com estas atitudes, nossos pais, professores, religiosos, parentes e vizinhos estavam nos manipulando, nos tornando em alguém que não era nós mesmos, afastando-nos de nossa essência. Para suportar esse distanciamento de nós mesmos, fomos criando máscaras. Aprendemos a dissimular, mentir, não revelar sentimentos, enfim, cada vez mais nos afastando da verdade.

Se passarmos por esta vida sem nos conhecermos, passaremos por ela “batidos” como se diz popularmente. Não vamos tirar nenhum aprendizado dessa experiência humana que nos foi permitida. Não tem nenhum sentido liderarmos grandes carreiras, empreendimentos, projetos sociais se você não sabe quem você é.

Fomos educados para “fora”, para agradar os outros. Estamos sempre em busca da aprovação dos outros, dos pais, dos cônjuges, do chefe, do subordinado, dos amigos e esquecemos totalmente de nos validarmos. Esquecemos que cada um de nós é importante, mas nem mais e nem menos importante que o outro.

Segue uma sugestão: fique na frente do espelho olhando diretamente para seus olhos e diga: Eu (diga seu nome) sou importante! Repita a frase por 3 vezes de forma clara e objetiva e depois sinta as suas reações.

Paulo J. Caselani Fone: (54) 99910-0023

autoconhecimento1